Para o Próximo Jogo do Campeonato do INATEL, 3ª Feira, dia 21 de Abril, às 21H00 no Pavilhão 1º de Maio, estão convocadas todas as jogadoras que foram ao jogo com o Colégio São João de Brito. Não esquecer: Pavilhão 1º de Maio - equipadas às 20H30min.
SOPA DE LAGOSTA (receita recuperada pelo chef bicas, foi um sucesso durante o Verão)
Ingredientes: 2 lagostas, 3 cebolas grandes, 1 dl de azeite, 100 gr de margarina, ½ kg de tomate pelado, 2 colheres de sopa de pão ralado, 2 colheres de farinha de trigo torrada, 1 folha de louro, sal, piri-piri q.b, 1 cálice de vinho da Madeira, 1 cálice de Armagnac, 1 cálice de whisky.
Modo de Preparação: Refoga-se o azeite com a cebola picada, o louro e a manteiga,. Depois de refogado, junta-se o tomate pelado e deixa-se apurar. A este preparado junta 2,5 l de água, o sal e o piri-piri. Separam-se as cabeças dos rabos das lagostas, abrem-se ao meio no sentido do comprimento e cortam-se os rabo da lagostas em anéis, com a casca. Quando levantar a fervura, juntam-se as lagostas que se deixam cozer cerca de 10 minutos. Tiram-se as lagostas da sopa, desmancham-se as cabeças e reservam-se os anéis inteiros. seguidamente, junta-se o pão ralado, a farinha de trigo, que foi previamente dissolvida em água a ferver um pouco.De seguida deita-se o miolo das cabeças para dentro da sopa, assim como os anéis da lagosta com casca.Na hora de servir à mesa, juntam-se os vinhos e rectificam-se os temperos. Fritam-se quadradinhos de pão de forma que se servem com a sopa.
CREME BRULÉ
1 l de nata com um 35% de matéria gorda 2 vagens de baunilha 12 gemas 180 g de açúcar Açúcar granulado ou açúcar mascavado para queimar.
Aquecer a nata com as vagens de baunilha (as vagens devem ser abertas ao meio no sentido do comprimento e as sementes devem ser raspadas com uma faca para dentro da nata) em lume brando até que comece a ferver.Retirar do lume e deixar infusionar por 15-30 minutos.Retirar as vagens. Bater as gemas com o açúcar até que a mistura fique espessa e esbranquiçada.Juntar as natas, aos poucos, sobre as gemas enquanto continua a bater.Levar de novo a lume brando, mexendo até que o creme cubra as costas de uma colher. O creme não deve ferver para não talhar (o ideal é que nunca ultrapasse os 85ºC).Retirar do lume e distribuir o creme pelas tacinhas.Cobrir com película aderente e refrigerar durante toda a noite.Antes de servir, polvilhar com açúcar (granulado ou mascavado) e queimar com o maçarico. O açúcar deve ser queimado rapidamente para não aquecer o creme. As tacinhas podem voltar a refrigerar-se, no máximo por 1 hora para que a crosta não amoleça.
TOUCINHO DO CÉU 12 Gemas de Ovos 1 dl de Água 300gr de Amêndoa Moída (sem pele) 500gr de Açúcar 10gr de Farinha 1gr de Canela em pó 30gr de Manteiga
Modo de Preparação: Separa-se as Gemas das Claras e reservam-se estas últimas no frigorífico para outra utilização. Põe-se o açúcar ao lume com a água, até ficar em ponto de pasta. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Junta a amêndoa, as gemas batidas com a canela, a farinha e a manteiga, já derretida. Envolve-se tudo e leva-se de novo ao lume para engrossar. Depois unta-se uma forma redonda com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha. Deita-se o aparelho e vai ao forno a 180º C até cozer, mais ou menos 30 minutos. Retire e deixe arrefecer.Depois de frio sacuda a farinha. Polvilhe o bolo com açúcar em pó.
MOLOTOFF Vamos aproveitar as Claras que sobraram do Toucinho do Céu.
7 claras 7 colheres de sopa de açúcar caramelo líquido (+ ou - 3 colheres de sopa)
Modo de Preparação: Primeiro, tem-se o forno a aquecer (180º) durante 10 min. com um tabuleiro com água. Depois, batem-se as claras em castelo bem firme numa taça grande, incorporam-se sem deixar de bater, as colheres de sopa de açúcar (uma a uma). Finalmente e ainda sempre a bater com a máquina, coloca-se o caramelo líquido, que se tem o cuidado de incorporar bem para fique todo o creme com uma cor acastanhada por igual. Põe-se este creme de claras numa forma de buraco alta já bem untada de manteiga. E leva-se a forma no forno dentro do tabuleiro com a água. Vai a cozer exactamente 8 minutos. Desliga-se o forno, abre-se a porta e deixa-se repousar um pouco o Molotoff. Passado uns 10 minutos, retira-se do forno. Vai ao frigorifico até à hora de servir. Acompanha ou com molho de Caramelo ou com um Creme de Gemas.
TRAVESSEIROS DE MAÇÃ
Ingredientes: Para a massa 400 grs. de massa folhada congelada.
Para o recheio 2 maçãs 1 chávena de chá de doce de ovos açúcar em pó q.b. 1 ovo batido
Para o doce de ovos 250 grs. de açúcar 1, 5 dl de água 8 gemas
Confecção: Estenda a massa folhada numa superfície enfarinhada, até obter uma espessura fina.Corte pequenos rectângulos e ponha-os num tabuleiro untado com manteiga ou margarina. Faça o doce de ovos: Coloque o açúcar num tachinho cubra-o com água, e leve ao lume até obter ponto de pérola.Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.Bata as gemas com um batedor de varas e misture em fio batendo sempre a calda de açúcar.Leve novamente ao lume mexendo sempre para não talhar e obter a consistência desejada.Reserve. Descasque as maçãs e corte-as em meias luas finas, polvilhe com açúcar em pó e reserve.Ligue o forno a (180ºC).Disponha no centro de cada rectângulo de massa, um pouco de doce de ovos e cubra com fatias de maçã.Dobre as pontas, para obter um rectângulo fechado, e coloque a extremidade aberta, para baixo.Pincele com ovo batido e leve ao forno cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.
PÃO DE LÓ MAL COZIDO Ingredientes: 100gr de Acúcar 6 gemas 2 Ovos inteiros 50gr de Farinha
Preparacão: Batem-se os ovos inteiros com o açúcar e, quando a mistura estiver esbranquiçada, juntam-se, a pouco e pouco, as gemas desfeitas. Bate-se tudo durante 10 minutos. Sem parar de bater, junta-se a farinha bem peneirada. Deita-se a massa em pequenas formas de folha ou de barro forradas com um papel grosso.Tapa-se com uma folha do mesmo papel.Leva-se a cozer em forno quente (225ºC) durante 9 minutos. Acompanha com este Pão de Ló mal cozido um Coulis de Frutos vermelhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário